Bloco X – Corpo, Atividade Física, Exercício Físico e Saúde
Neste bloco encontra-se material referente à discussão da relação que existe entre atividade física e saúde, que aparecem como sinônimos na maioria das vezes. Para realizar uma reflexão sobre o assunto, será utilizado o texto O Mito da atividade física e saúde, de Yara Carvalho, assim como outros textos e reportagens que ilustrem a relação que foi comentada, além de outros que abordem este assunto sob outro ponto de vista.
Como comenta Yara Carvalho, a atividade física tem servido como forma de atingir um corpo ideologizado, que é sinal de sucesso e status social. Este modelo de corpo é diariamente difundido pela mídia através das “imagens que se processam pela televisão, por jornais, revistas e vídeos” (CARVALHO, 1995, p. 164). Existe um forte estímulo nestes veículos de comunicação para que se busque uma atividade física, como observa-se nos exemplos abaixo:
Todos os textos acima têm em comum informações com a finalidade de fornecer ferramentas para obtenção do corpo saudável. Certamente não é condenável que se busque práticas a fim de obter uma melhor saúde, entretanto o que se critica aqui, assim como no texto citado anteriormente, é que esse desejo de exercitar-se parte de uma imposição de estilo de vida, que por sinal tem sido amplamente explorado pela industria, que vê nesta influência a favor daquilo que se chama de “vida ativa”, uma grande oportunidade de estabelecer uma grande rede de mercadorias relacionadas a um público praticante de atividade física.
Além disso, são facilmente encontradas em textos de reportagens frases que colocam o exercício físico como uma atividade agradável e que traz inúmeros benefícios, sem que haja nenhuma fonte ou forma de comprovação destes. Ou então buscam-se especialistas para falar do bem que a atividade física faz. Entretanto, sabe-se que existem inúmeros fatores que determinam se uma prática vem a ser saudável para o indivíduo ou não. O exercício físico não deve ser colocado como remédio milagroso para todos os males. Um exemplo da discussão que existe neste sentido pode ser encontrada no artigo abaixo, que, como no texto aproveitado neste bloco, busca uma reflexão mais ampla sobre o tema, levando em conta os aspectos sociais, históricos e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário