Bloco VIII – Educação Física e Promoção da Saúde
Neste bloco, encontra-se reunido material referente à discussão sobre o tema da promoção de saúde, utilizando para análise os textos do Dicionário Crítico da Educação Física que apresentam definições acerca das noções de Promoção de Saúde e Saúde. A partir da análise dos textos coletados, é importante que se realize uma reflexão com olhar crítico para o discurso de promoção da saúde, que encontra-se muito presente em trabalhos de diversas áreas de estudo, assim como na mídia, que difunde constantemente a necessidade da atividade física para obtenção da saúde.
Abaixo, encontram-se alguns trabalhos que abordam a questão da promoção de saúde no Brasil:
Pode-se observar que existe uma preocupação em se pensar a promoção de saúde dentro das políticas públicas de saúde, de modo a prevenir e tratar inúmeras doenças. Dentro destas políticas, observa-se um apelo muito forte à idéia presente na sociedade de que “esporte é saúde”. A partir desta idéia, existe um incentivo muito forte por parte do governo para a prática do esporte e atividade física dentro da política nacional de promoção da saúde, como pode-se observar no documento abaixo (pgs. 33 e 34):
Em alguns casos, sem dúvida, o esporte ou a atividade física são capazes de ajudar na melhora de alguns quadros patológicos. O que se questiona aqui é a noção que aparece atualmente, principalmente na mídia, de que a simples prática de exercício físico representa saúde. Para que se comece a entender esta questão, é necessário antes, que se saiba que o próprio conceito de saúde vem sendo amplamente discutido, necessitando de uma complexa reflexão para que se entenda em que situações o esporte representa mesmo saúde e em quais chega a representar perigo ao bom funcionamento do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário