Bloco IX – Educação Física e Obesidade
Para abordar o assunto do bloco, a obesidade, foram observados os conceitos presentes no texto A Obesidade como objeto complexo: uma abordagem filosófico-conceitual, para que se possa, a partir da análise da leitura apresentar o material encontrado, que serve como forma de ilustrar e exemplificar passagens do texto.
Atualmente é muito presente na área da Educação Física a discussão sobre a obesidade, assim como discursos que visam combatê-la, considerando-a como uma doença. No texto de Maria Cláudia Carvalho e André Martins é possível observar a constatação de que o tratamento dos obesos como pessoas doentes é uma das duas definições presentes atualmente. Tal abordagem pode ser encontrada nos texto abaixo, que discutem tratamentos e formas para diminuir seu efeito:
A outra definição existente acerca da obsesidade, é de que ela vem a ser um “desvio do padrão vigente de normalidade”, sendo que o conceito de normalidade é construído culturalmente, não podendo ser analisado do ponto de vista biológico exclusivamente, como vem sendo. Neste sentido, a mídia exerce papel fundamental, por apresentar inúmeros modelos e exemplos de corpo magro e musculoso, que representa atualmente, o corpo saudável, normal. Pode-se observar a forma como isso acontece nos artigos da revista Saúde, abaixo, que contém dietas que estimulam o emagrecimento e o site de promoção de atividade física Copacabana Runners:
Apesar de haver um consenso atualmente de que a obesidade caracteriza-se como falta de cuidado com o corpo e saúde, sabe-se que a questão passa longe de ser tão simples. Assim como é colocado no texto do bloco, deve-se estabelecer um olhar extremamente complexo acerca do assunto, que demanda uma análise de inúmeros fatores para considerar uma pessoa obesa, e não apenas de medidas antropométricas. É necessário que se reflita sobre as condições do ambiente que se encontram os indivíduos, para que os diversos fatores que resultam no estabelecimento e classificação do conceito atual de obesidade.
Aproximando-se do que propõe o texto, pode ser encontrado no estudo do texto abaixo, uma análise da condição de vida de mulheres obesas em Minas Gerais , considerando aspectos históricos, sociais e culturais como constituintes da “situação” de obesidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário