Bloco I – Corpo e a Biologia
A partir da leitura das definições de epidemiologia e cinesiologia, presentes no Dicionário Crítico de Educação Física, e reflexão a partir de textos que abordem o assunto relacionado ao corpo e biologia, pretende-se neste bloco apresentar uma análise do material de modo que se evidencie alguns aspectos importantes sobre o tema.
A seguir, será apresentado material que ajude a esclarecer e a refletir sobre a epidemiologia e cinesiologia, seguido de uma conclusão, observando os aspectos encontrados de uma forma mais geral, estabelecendo uma ligação com as discussões sobre a saúde.
Epidemiologia:
De modo a contribuir para uma introdução ao assunto, estão presente abaixo textos que servem para oferecer conceitos fundamentais sobre o modo como se pensa a epidemiologia atualmente. O primeiro é a tradução para o português de um texto publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que contribui no sentido de oferecer conceitos básicos sobre a epidemiologia, da mesma forma que o segundo, denominado “Noções Básicas de Epidemiologia.
Pode-se perceber nas publicações, que o conceito de epidemiologia como “estudo de epidemias de doenças transmissíveis” foi substituído por uma preocupação da área com “os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes destes padrões”. Desta forma, é possível diferenciar sua forma de atuação com a da clínica, que atua em nível individual, sendo importante portanto, na constituição de políticas públicas de saúde.
Cinesiologia:
De maneira geral, pode-se dizer que a cinesiologia é a ciência que estuda o movimento humano, ou a estrutura e função do sistema músculo-esquelético do corpo humano. Nos cursos de Educação Física e Fisioterapia principalmente, aparece como disciplina bastante conhecido pelos profissionais da área. Apesar das controvérsias existentes quanto ao seu significado, seu estudo na área da Educação Física tem se dado quase sempre como forma de analisar os fundamentos básicos do esporte, como aparece exemplificado no vídeo abaixo:
Outra concepção e modo de aplicação de seus estudos podem ser encontrados nesta página :
O estudo dessas duas ciências vem ganhando destaque na área da saúde, mostrando-se importantes no que se refere à busca de conhecimento sobre o corpo humano. Já há muito tempo existe o interesse do homem em conhecer os mecanismos do corpo humano para melhor entender e cuidar de seu corpo. Atualmente, nos estudos sobre a saúde, mostra-se fundamental o conhecimento sobre essas duas áreas, que se relacionam diretamente com a atuação do profissional da Educação Física, uma vez que cada vez mais ele é visto na sociedade como promotor de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário